Criar uma Loja Virtual Grátis
 Com Jesus
nation2.com

Evangelho Segundo Marcos

Título

O autor é Marcos, que deu o seu nome ao segundo evangelho, o menor e mais conciso dos quatro. É bom lembrar que ele não fez parte de grupo dos doze apóstolos.

Autoria e Data

Marcos era o sobrinho de Barnabé (Cl 4.10) e foi companheiro de Paulo (At. 13.13) e de Pedro. Acompanhou Barnabé em sua viagem missionária a Chipre (At. 15.38-40). Filho de uma cristã de Jerusalém, também é chamado de João Marcos (At. 12.12). Segundo a tradição, ele é o autor do evangelho que leva o seu nome, o qual escreveu sob a orientação do apostolo Pedro, Papias, Clemente de Alexandria, Orígenes e Jerônimo concordam com a tradição, que remonta ao século 2º da Era Cristã.
Provavelmente, escreveu este evangelho antes da morte de Pedro e de Paulo, entre os anos 64 e 68 d.C., possivelmente em Roma.

Assunto

Marcos busca narrar os feitos do que as palavras de Jesus. Embora apresente um numero menor de fatos da vida do Senhor, acrescenta detalhes não aparece nas narrativas paralelas dos outros evangelhos. Por enfatizar as ações, as palavras “logo” e “imediatamente” (do grego eutheos) aparecem mais de trinta vezes.
Seus destinatários, ao que consta, eram gentios, mais precisamente romanos, por esse motivo se ocupa em apresentar o lado pratico de Jesus. Os romanos eram muito práticos em seu caráter, não eram dados a especulações e reflexões como gregos. Motivo pelo qual o autor sempre procura fornecer a explicação do sentido de certas palavras e costumes judaicos e também por não existir muitas referencias às profecias cumpridas, dando destaque aos milagres de Cristo.
Pedro é a figura dominante em todo o livro, por esse motivo é considerado o evangelho de Pedro, e Marcos o seu interprete. Marcos foi chamado por Pedro de “meu filho” (1Pe 5.13). outro detalhe: por mostrar Jesus como servo, não faz nenhuma referencia genealógica, mesmo porque tal abordagem teria pouco efeito para os gentios, ou seja, os romanos.

Ênfase

O evangelho de Marcos apresenta detalhes que demonstra que só poderia ter sido escrito com a colaboração de alguém que fosse testemunha ocular da maioria dos acontecimentos. Nomes, horários, números e lugares são descritos com exatidão (1.35; 2.3; 3.17; 4.35; 5.13; 6.7; 10.46; 11.19; 14.30,72; 15.24,25; etc.) estes fatos são muito importantes para comprovar o peso histórico das narrativas relacionadas à vida de Jesus, pois possuem grande peso documental. São superiores aos antigos livros da cultura grego-romana.
Marcos confirma a filiação divina de Cristo, sua divindade (1.1), Sua messianidade (14.61,62)e sua ressurreição (16.9).
comunidades.net
comunidades.net